Sensei Henrique Apolinario

2º dan

Henrique Apolinario, começou a prática de artes marciais ainda quando criança sob tutela do Sensei Arisilvio Pina Duarte, alcançando no Karatê o 1° kyu (faixa marrom) no estilo Shotokan em setembro de 1998. Nesta época teve sua primeira experiência em gestão de uma pequena turma de Karatê no Jaraguá Tênis Clube.
Em decorrência da mudança de cidade para a formação acadêmica em engenharia migrou para o estilo de karatê Wado-Kai sob tutela do Sensei Victor Paoliello revalidando o grau de 1° kyu nesse estilo em abril de 2004.
Todos estes anos sob a prática do Karatê fez despertar o interesse na cultura japonesa, e, ao longo de um pequeno hiato sem a prática de Karatê, em decorrência da formação profissional, no ano de 2007, ao visitar uma academia próxima à sua residência, admirou profundamente a prática do Aikido. Neste mesmo momento, iniciou a prática nesta arte sob tutela do Sensei Geraldo Garcia. Nesta mesma época já treinava com armas sob tutela do Sensei Rene Bittencourt.
Em 2007, o cabeça do grupo Kohira Juku Kanie Dojo, em Nagoya, Japão, Yamada Yoshikazu Shihan veio ao Brasil e nomeou o Sensei Rene Bittencourt seu representante, tornando-o responsável por difundir e organizar os Dojos afiliados ao Kohira Juku Kanie Dojo no Brasil.
No ano de 2008, ainda no 3° kyu de Aikido, transferiu-se para a tutela do Sensei Renê Bittencourt, migrando ao grupo ao qual pertence atualmente (Kohira Juku). Alcançou o 1° Dan em dezembro de 2012 e o 2° Dan em dezembro de 2016, tendo realizado, ainda, duas visitas ao Japão para conhecer o dojo de Nagoya e o Honbu Dojo em Tokyo.
A experiência em didática perpassa uma pós-graduação em Planejamento e Gestão de Educação à distância realizada na Universidade Federal Fluminense e uma série de pequenos cursos realizados ao longo da carreira profissional como professor de engenharia.

  • Facebook Social Icon

Dojo Vila Isabel - Rio de Janeiro

Filiado ao Aichi Ken Aikido Reimei Nagoya e à Aikikai Foundation Japão

Copyright© 2016 Kohira Juku Kanie Dojo Brasil

Todos os direitos reservados.