Filiado ao Aichi Ken Aikido Reimei Nagoya e à Aikikai Foundation Japão

Copyright© 2016 Kohira Juku Kanie Dojo Brasil

Todos os direitos reservados.

O Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa criada na década de 1920 por Morihei Ueshiba (1883 ~ 1969), um especialista, que atingiu o maior nível de maestria nas artes marciais japonesas clássicas.

 

No Aikido, o movimento do atacante é absorvido e a força do ataque é redirecionada contra o agressor, não sendo necessário tamanho e nem força para aplicar os movimentos, tornando o Aikido uma excelente defesa pessoal para todos os gêneros e idades.

 

Não existe competição ou campeonato no Aikido, a competição é contra os próprios limites de cada praticante.

 

O objetivo do treinamento do Aikido não é a perfeição da técnica ou da habilidade, mas sim melhorar o caráter do praticante e incentivar o autoconhecimento.

O Significado

O termo Aikido é composto por três kanji:


Ai : harmonia  合
Ki : energia     気
Dô : caminho 道

 

Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias".

 

O termo AI significa HARMONIA e refere-se à característica do Aikido de que, para controlar um oponente, primeiramente é necessário tornar-se um só com ele, para em seguida, como um só conjunto, dominá-lo.  O conceito básico deste princípio é nunca se opor ao golpe ou esforço do oponente; se ele puxar, empurre; se ele empurrar, gire o corpo, de forma a, em ambos os casos, usar o impulso do oponente em seu benefício.

 

KI significa a ENERGIA empregada neste ato. Trata-se de uma energia universal, existente em todas as coisas, conceito que os antropólogos chamam de animatismo.

 

DO significa o CAMINHO, no sentido de caminho de busca de uma evolução pessoal e espiritual.

 

Mais sobre o Aikido.