Tenkamuteki - Nenhum inimigo debaixo do céu

Nós já conhecemos alguns termos que resumem o aikido de Ueshiba, como masakatsu-agatsu-katsuhayabi , riai e takemusu-aiki . Mas há outro termo menos conhecido que poucas pessoas o utilizam, e sua transmissão está fundamentalmente perdida. Estamos falando de tenka-muteki .

Tenka-muteki 【天下 無敵】 é uma expressão usada por O Sensei para definir seu aikido, e tem o significado japonês usual de "invencível". Este termo tem duas interpretações, como é usual em tudo que saiu da boca do fundador: o primeiro e óbvio é dado pelo dicionário, "invencível". Se o aikido nas palavras do fundador se trata sobre a verdadeira vitória, a vitória sobre si mesmo e imediatamente, é claro que o aikido de Ueshiba é um budo invencível. Esta interpretação se encaixa com tudo o que disse O Sensei: "Eu toco você e eu o derroto, sem que você possa fazer nada. Sou invencível. Eu sou o universo. "

Por favor, note que não estamos falando sobre as habilidades técnicas ou combativas do praticante, mas sobre a arte. A arte é invencível por definição; O praticante quase nunca é. Eu nem penso que Ueshiba era!

Outra interpretação do termo é mais literal: tenka [lit. "Sob o céu"], muteki [lit. "Sem inimigos (s)"]. O Aikido não deve ter inimigos debaixo do céu. E esta é uma interpretação moral, bem como literal. O praticante de aikido, deve desejar por não ter inimigos , deve buscar sempre restaurar a paz (mesmo por meios destrutivos) utilizando os métodos mais hábeis possível. Não receba rancores, não procure a violência errada ou gratuita. Não faça inimigos debaixo do céu.

Isto é visto, por exemplo, nas técnicas de imobilização do aikido Ueshiba. De todo o vasto repertório técnico das escolas tradicionais, especialmente o Daito-ryu, Ueshiba resolveu empregar um pequeno punhado delas; tornando-o menos prejudicial. As imobilizações de ikkyo, nikyo, sankyo e yonkyo não provocam lesões ou danos ao oponente , mas controle absoluto sobre o corpo do adversário. Um controle sem paliativos, isto é, sem provocar danos gratuitos.

As projeções são controladas. O Shironage é feito com segurança, não como seus equivalentes nas escolas tradicionais; kotegaeshi não procura quebrar o pulso, mas controlar o centro; Kaiten nage é completamente seguro para aqueles que não sabem como rolar, uma vez que é dado o devido cuidado; tenchi nage e irimi age, as outras duas projeções básicas, desativam aite / uke / teki dando-lhes apenas a saída de queda sentada pelas costas. Certamente, qualquer das técnicas da arte podem ser feitas com um espírito de vingança e brutalidade. É mesmo possível que o melhor e mais seguro caminho para restaurar a paz possa quebrar algo (ou alguém). Mas nunca é de graça. Não é quebrar por quebrar.

Sempre que possível, deve ser almejado evitar ferir sem se machucar . Esta é a essência de tenka-muteki.

Kanshu Sunadomari escreve em "Iluminação através do Aikido" :

O fundador do aikido, Morihei Ueshiba, me contou estas palavras em 1942 enquanto eu era seu uchi-deshi: " Este budo é uma revelação divina dos deuses.Se você o praticar por três meses, você não terá inimigos debaixo do céu [tenkamuteki] " .

É bastante evidente que em três meses você não possa dominar os princípios físicos do aikido, nem sequer ser especialista em outras artes. Neste contexto, tenka-muteki se refere aos princípios éticos e morais que definem a arte de O Sensei. Evite se ferir sem ferir os outros.


Posts Em Destaque
Posts Recentes