Posts Em Destaque

Princípios Essenciais de Nakamura Ryu

Das oito regras da caligrafia chinesa às oito direções de corte

Taizaburo Nakamura, Iaikendo. (Tóquio: Seitousha, 1973), pp. 110-112.


Falando dos princípios essenciais de Nakamura Ryu, eu já fui um taito honbun sha (oficiais e suboficiais autorizados a portar espadas) no norte da China durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto ensinava artes marciais de combate reais como instrutor de kenjutsu do exército (esgrima), fiquei inspirado com o pensamento de que as leis da caligrafia poderiam ser aplicadas à esgrima. Happo giri, as oito direções de corte, é mais lógico em termos do caminho do corte da espada.

Desnecessário dizer, eu pretendia criar este método logicamente combinando meus Oito Kamae (posturas de luta) com os Cinco Kamaeque o kendo usa. Os Cinco Kamae são a base da esgrima baseada nos estilos tradicionais de esgrima da velha escola e é o resultado da pesquisa meticulosa de nossos predecessores.

Por exemplo, Omori Ryu iaido, que é um dos estilos tradicionais, tem técnicas básicas de espada; no entanto, o corte diagonal muito prático não é usado. Isso é totalmente ilógico.No kendo, kirigaeshi (golpes repetidos e retorno à posição inicial) é executado atingindo uma área horizontal com golpes diagonais direito e esquerdo. Isso pode ser aceito de má vontade simplesmente porque o kendo é uma técnica de espada de bambu. Os estilos tradicionais de iaido têm poucas técnicas naturais de corte diagonal e não são apropriados para técnicas de combate reais por causa da posição formal ajoelhada usada na execução de suas técnicas. É por isso que a antiga Academia Militar de Toyama criou o Toyama Ryu iaido e o baseou em técnicas de pé; assim, criando uma arte marcial de combate real.

Após a abolição do uso da espada em 1872, o kenjutsu e o iai tornaram-se uma performance de entretenimento. O termo usado então, iai-nuki, permanece até hoje (e tem uma conotação negativa). Às vezes você pode ver exibições em que uma longa espada é desembainhada, às vezes com uma lâmina de 65cm a 72 cm de comprimento; isso é iai-nuki , não iaido .


O Espírito Nakamura Ryu


Eu estudei teste de espada japonesa (tameshigiri) através de uma extensa gama de experiências e criei Nakamura Ryu Batto-jutsu. Meu sistema é baseado em estudos sobre como parar a lâmina da espada após um corte, como aparar e como progredir para a próxima postura de luta utilizando a energia cinética da espada.

No passado, mostrei o teste de Toyama Ryu Batto-jutsu, muitas vezes na televisão, bem como durante torneios de kendo e outras artes marciais. Ao realizar o corte de teste, sempre corto bambu ou rolos grossos de palha de arroz como alvos substitutos. Eu sempre mostro as melhores técnicas de espada que ganhei com minha experiência, como: o ângulo de ataque correto da lâmina, o caminho do arco da lâmina em relação ao alvo, um aperto firme (que é a maneira correta de segurar o cabo), e aspectos espirituais uníssono de espada, mente e poder mental. Este é o verdadeiro iaido, nascido dos movimentos básicos das técnicas de espada do kendo e das formas pré-arranjadas do iaido.


Iai to wa, hito ni kirarezu, hito kirazu Jiko no renma ni, shugi no michi.

( Iai : não matar os outros; não ser morto pelos outros. Auto treinamento e polimento, o caminho para a disciplina e o cultivo.)


De seigan no kamae (uma variação chudan gamae ), segurando sua espada com a ponta apontada para os olhos de seu oponente, diz-se que "a espada é alma e coração". Fique e chudan gamae (postura intermediária) com seu coração como seu núcleo, como um grande cedro. A partir deste seigan no kamae, você pode gerar técnicas caleidoscópicas em constante mudança que são essenciais tanto para a defesa quanto para o ataque.Na próxima seção, explicarei sobre a técnica da espada que desenvolvi dinamicamente. A seção descreve a linha de corte básica de Happo Giri dos Oito Kamae. Esta técnica foi formalmente introduzida como Happo Giri na televisão em abril de 1963.


Essenciais dos Oito Kamae e Happo Giri


Os Oito Kamae (derivados dos Cinco Kamae)


1. Chudan no kamae. Posição de guarda média.

2. Gedan no kamae. Posição de guarda baixa.

3. Migi waki no kamae. Lado direito, postura de guarda baixa.

4. Migi hasso no kamae. Posição de guarda direita.

5. Hidari jodan no kamae. Posição de guarda superior esquerda (pé esquerdo à frente).

6. Hidari waki no kamae. Lado esquerdo, postura de guarda baixa.

7. Hidari hasso no kamae. Posição de guarda esquerda.

8. Migi jodan no kamae. Posição de guarda superior direita (pé direito à frente).


O corte de oito direções

(criado à partir das "Oito Regras Relativas ao Ideógrafo Chinês" EI) da caligrafia)


1. Morote tsuki. Impulso de duas mãos.

2. Shinchoku giri (karatake wari). Corte vertical para baixo ("dividir o bambu chinês").

3. Hidari kesa giri. Corte diagonal esquerdo para baixo.

4. Migi gyaku kesa giri. Corte diagonal direito para cima.

5. Migi kesa giri. Corte diagonal direito para baixo.

6. Hidari gyaku kesa giri. Corte diagonal para cima à esquerda.

7. Migi mayoko giri (migi ichimonji). Corte horizontal à direita (ideograma "um" à direita).

8. Hidari mayoko giri (hidari ichimonji). Corte horizontal à esquerda (ideograma "um" à esquerda).

Existem vários métodos de noto, embainhando a espada desembainhada, que existem; Eu incorporei oito deles em meu sistema. A técnica Toyama Ryu de guiar apenas um terço ou metade da lâmina na bainha é padronizada por toda parte. Isso difere da técnica da velha escola em que o comprimento total da lâmina é arrastado pelas costas da mão esquerda até que sua ponta deslize para dentro da boca da bainha.

Os oito noto que incorporo são:


1. A partir do chiburi, a mão direita elevada ao passar o dorso da lâmina pela mão esquerda [Toyama Ryu].

2. Empunhadura de chudan gamae.

3. Da posição da espada reversa após o kesagiri esquerdo, lâmina apoiada no joelho direito [Omori Ryu iaido].

4. A partir da posição da espada invertida após o kesagiri direito, lâmina no joelho esquerdo.

5. Empunhadura por cima, após kesagiri esquerdo.

6. Pegada por cima, após kesagiri direito.

7. Da lâmina para a frente. A mão esquerda segura o koiguchi enquanto a ponta da lâmina está concentrada em seu oponente; então noto .

8. De yoko ichimon-ji , assim chamado porque a espada se parece com o caractere chinês horizontal "um" [Omori Ryu].

Aqui, devo dizer algumas palavras sobre o chiburi, limpando o sangue da lâmina. Como realizado nos estilos da velha escola, o espadachim descreve um enorme "O" no ar, a lâmina viajando no sentido anti-horário. Começando na posição das seis horas, o braço circula lentamente até a posição das doze horas, depois é trazido com força para a posição das seis horas, onde é abruptamente interrompido.


A força centrípeta criada por esse movimento deve ser suficiente para sacudir os detritos da lâmina; no entanto, este chiburi é ineficaz. É impossível limpar a carne e sangue tão facilmente da espada. O único método seguro é usar um pano ou papel absorvente para limpar o resíduo.

O chiburi usado em Toyama Ryu iaido e Nakamura Ryu battodo é na verdade uma posição " en garde "; a espada está abaixada, ponta ligeiramente elevada na altura do joelho. A partir desta posição, pode-se manter o zanshin , bem como converter facilmente para um impulso, caso seja necessário.



Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square