Posts Em Destaque

Perguntas frequentes sobre Hakama

Quando posso usar um hakama?


Depende das regras ou convenções da sua organização ou dojo. Algumas associações recompensam a obtenção de um determinado posto com o privilégio de usar um hakama tal como no Aikidô, enquanto outras veem o hakama como parte integrante do uniforme de treinamento desde o primeiro dia como é feito no Kendô ou Iaidô.


Por que vejo algumas pessoas vestindo hakama preto e outras vestindo azul escuro?

Você nunca pode errar com o preto básico, então se você estiver planejando viajar e visitar um dojo desconhecido, você fará bem em vestir um hakama preto. Caso contrário, o costume e a convenção em seu dojo é o que você deve prestar atenção. Muitas vezes, a escolha da cor não tem nenhum significado e é simplesmente uma questão de preferência pessoal. No entanto, em alguns casos, a cor pode ser usada para distinguir sutilmente os alunos mais novos dos graduados, com os alunos mais novos vestindo preto e os mais experientes vestindo azul ou preto. O hakama branco é usado no verão quando está mais quente, mas isso não é via de regra.


O que devo procurar em um hakama?


Seu hakama está sujeito a muito desgaste, especialmente se você treinar duro e com frequência. No geral, você deve observar alguns pontos.

· A fábrica. Tecido frágil tem um curto tempo de uso. Escolha um tecido resistente que você possa confiar para durar e verifique as instruções de encolhimento e cuidados.

· A construção. A forma como o hakama é montado é tão importante quanto o tecido. Procure fios fortes, pontos apertados e costuras retas reforçadas que manterão o hakama unido contra os rigores do treinamento.

· O Koshita. Se o seu hakama tem um estilo tradicional koshita, você não vai querer um suporte de papelão ou plástico quebradiço; procure borracha ou vinil, que são mais duráveis ​​e flexíveis.

· O himo. Certifique-se de que o himo frontal e traseiro sejam suficientemente longos para envolver com segurança sua cintura e quadris.

· O ajuste. Procure conforto no ajuste também, porque esses são fatores de segurança. Seu hakama não deve se prender de forma alguma e deve ficar solto e reto sobre seus quadris.

Qual deve ser a altura do meu hakama?

Você pode usar seu hakama no comprimento que achar mais seguro e confortável. Hoje nas artes marciais, a tendência é que o hakama caia em algum lugar ao redor do tornozelo, mas depende muito do costume de sua arte ou dojo. Praticantes de kendo, jujutsu e kenjutsu tendem a preferir um hakama um pouco mais curto, enquanto alguns praticantes de aikido escolhem um comprimento mais longo. Sugerimos que, se possível, antes de comprar seu primeiro hakama, peça emprestado o de um amigo para experimentar e se movimentar. É melhor você pedir emprestado o de alguém cujos ossos do quadril estejam mais ou menos na mesma altura do chão que os seus

Como devo amarrar meu hakama?


Boa pergunta, e talvez a mais frequente. Tentar elaborar um conjunto satisfatório de instruções escritas para amarrar hakama é como tentar explicar a relatividade... bem, quase. Sério, por enquanto, o melhor método de transmitir os segredos da amarração do hakama ainda é o método tradicional sempai-to-kohai, "Pergunte a um estudante sênior". Não há uma maneira definitiva de amarrar um hakama, pois artes diferentes têm requisitos diferentes.


Como devo dobrar meu hakama quando terminar de treinar?


A dobra do seu hakama após o treinamento pode servir como um período de relaxamento, um momento para refletir enquanto realiza uma tarefa repetitiva e um tanto meditativa. Também serve para manter seu hakama com boa aparência, afiando as pregas, achatando o himo e assim por diante, deixando-o pronto para sua próxima sessão no tatame.


Como devo cuidar do meu hakama? Devo lavar? Com que frequência?


A parte “com que frequência” deve ser uma função de seus hábitos de treinamento, do tempo e da superfície em que você treina. Descobrimos que há uma grande variedade de intervalos de limpeza… de uma vez por mês a uma ou duas vezes por ano. É realmente uma questão de bom senso e higiene aceitável. Enquanto o dogi deve ser lavado após cada uso, o hakama geralmente não requer limpeza tão frequente. Você pode lavar, limpar a seco ou “refrescar” (pendurar ao sol entre lavar ou limpar) seu hakama. Se você lava ou limpa a seco depende do tecido do hakama, considerações de encolhimento e sua preferência pessoal.



Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Square