Pensamentos do fundador do aikido Morihei Ueshiba

Compilei neste espaço alguns pensamentos e dizeres do Kaiso Ueshiba para que o leitor pudesse meditar e conhecer um pouco da filosofia do fundador.


“ As artes marciais devem ser o caminho que leva nosso coração à união com o espírito do céu e da terra, para completarmos nossa missão na vida, instilando em nós amor e reverência pela natureza.”


“ Mesmo estando embaixo de uma grandiosa e frondosa árvore, atente que é em suas raízes que estão as estruturas de sua luta e perseverança.”


“ Não se preocupe com problemas e dores futuras, pois isso só serve para cansar o corpo e o espírito; esvazie sua mente e não se sobre carregue.”


“ Takemusu Aiki é a geração de técnicas marciais espontâneas permanecendo em acordo com o poder e a estrutura da natureza.”


“ As artes marciais recebem vida por meio de mudança constante. Takemusu Aiki é dar vida a uma inovação incessante e infinita.”


“ O aiki de que as artes marciais convencionais falam e o aiki do qual eu falo são fundamentalmente diferentes tanto em essência como em substância. Espero sinceramente que você pense sobre isso.”


“ Aikido não é a arte de lutar usando força bruta ou armas letais, ou mesmo o uso de poder físico para destruir o inimigo, mas um meio de harmonizar o mundo e unificar a raça humana como uma família.”


“ Aikido é a realização do poder infinito, é tornar esse poder infinito parte de si. Aiki é o poder do espírito. Para atingir o poder do espírito, precisamos treinar e estudar,”


“ O ki harmonioso está de acordo com os princípios da natureza; absorver as coisas por meio do ki do amor é o primeiro princípio.”


“ Durante a vida humana, há adversidades constantes e sem fim. Vencê-las adiciona um sabor nobre e um tempero à nossa vida. O pássaro vem e canta; isso é a ligação harmoniosa do ki de Deus.”


“ Ao conhecer o verdadeiro Aiki, a idade desaparece. Ficar estagnado diante de limitações baseadas no eu inferior é prova de treino inadequado, e não uma consequência da idade avançada.”


“ O ki é como a luz do sol; acima, abaixo, à esquerda, à direita, atrás, na frente; você deve se envolver nele.”


“ Devemos nos livrar das formas fixas e criar, gerar e evoluir. Takemusu Aiki é ao mesmo tempo vasto e sutil.”


“ Executar técnicas ao se pratica aikido sempre em harmonia e de acordo com os princípios do universo é essencial. Isso nada mais é que adotar um espírito sincero. O progresso e o avanço no treino de budo irá falhar se o praticante continuar voltado apenas para si e concentrando-se somente em seu ego.”


“ Não está definido que o grande irá vencer o pequeno; o pequeno acumula e torna-se grande, o grande se fragmenta e fica pequeno.”


“ Encontrar-se num estado de felicidade, livre do ego, é um princípio essencial das artes marciais.”


“ Estudar e treinar uma arte marcial é cultivar o poder de expansão e contração do espírito e sua aplicação.”


“ As técnicas padrões em si são apenas secundárias. Encontre o verdadeiro significado essencial por trás delas, despertando a sua alma e aprendendo a dominar o coração.”


“Não há limites para se elevar e purificar o espírito com liberdade. Esse é o ensinamento secreto do takemusu aiki.”


“ O espírito inferior vence por lutar, o espírito superior vence sem lutar. O coração e o segredo das artes marciais estão em vencer sem lutar.”


“ Ao dedicar-se incessantemente, você aprende a verdade que está longe porém ao seu alcance, e é capaz de dominar a essência do espírito.”


“ Torne-se uma coisa só com o Aiki! Isso é essencial. Se você não consegue dominar a si próprio, não conseguirá dominar os outros.”


Posts Em Destaque
Posts Recentes